A Fé Eficaz
A Fé Eficaz
Pré-Introdução: Salientar que a Bíblia nos convida a vivermos pela fé. Dicionário: Fé significa crédito, confiança e esperança posta em algo”.
Título: A Fé Eficaz Texto: Hebreus 11: 8-12
Alvo: Levar o auditório a exercer uma vida cristã baseada e alicerçada na fé.
O livro dos Hebreus foi escrito para demonstrar a superioridade de Cristo acima de todos aqueles que o precederam no VT. O autor, desconhecido, o escreveu aos Judeus convertidos de Roma entre 64 e 68 DC.
O Cap. 11 de Hebreus é conhecido como a “galeria da fé”, pois narra a vida e a obra dos Patriarcas do VT. O texto relata o testemunho de espera e convicção de Abraão e Sara. Ambos caracterizaram a expressão “viver pela fé” na conquista de novas Terras e na vida de seu filho Isaque.
Biografia: Abrão (Pai exaltado) Abraão (Pai de uma Multidão) Filho de Tera, irmão de Naor e Harã, tendo Ló como sobrinho (Gn 11: 27) . Viveu em Ur, na Caldéia, até aos 75 anos, quando juntamente a sua esposa Sarai e a Ló partiu para Canaã . Teve dois filhos, Isaque, aos 100 anos, e Ismael. Morreu aos 175 anos (Gn 25: 7).
ESBOÇO
1 - Pode Ser Impedida
1.1- Quando Vivemos em Dúvida “Partiu sem saber aonde ia”
Comentários: O texto salienta que Abraão foi convocado por Deus para ir para uma outra Terra em que ele não conhecia. (Vs. 8b) Ainda sob o nome de “Abrão” , Abraão foi escolhido por Deus para constiuir a nação de Israel como seu Patriarca, aos 75 anos de Idade ele deixaria “Ur dos Caldeus” para se dirigir a canaã sob ordem Divina... (Gn 12:1-5) Quando soube de sua missão, certamente Abraão poderia Ter sentido medo, seu coração poderia estar duvidoso e apreensivo em deixar sua Terra Natal para partir rumo ao desconhecido... Quando permitimos que a dúvida e o medo tomem o lugar de nossa fé, não conseguimos atender o chamado de Deus. O medo e a dúvida nos apresentam o “desconhecido” que apaga a nossa fé nos impedindo de alcançarmos a “Terra Prometida”... (sonhos, objetivos) Ver Mateus 14: 22-33 (Pedro, em dúvida, afunda no mar)
1.2-Quando Vivemos Cercados pelos “inimigos” “Peregrinou em Terra alheia”
Comentários: O Texto revela Abraão tendo que atravessar o território de Povos inimigos para alcançar a Terra Prometida. (Vs. 9) A fé nos convida a atravessar os territórios inimigos marchando sobre os obstáculos que estão adiante de nós! Na mesma intensidade em que o Patriarca estava cercado pelos inimigos,tendo que atravessar o território amalequita, Moabita e Amorreu, podendo desistir de sua missão, quando estamos cercados pelo inimigos do desemprego, enfermidade , provações e financeiro, muitas vezes vemos nossa fé sucumbida, perdendo a esperança em alcançar a “Terra Prometida” ...
Ver Números 13: 29-33 (Moisés envia 12 espias) Josué e Calebe não desistem!
1.3- Quando Vivemos Ansiosos “Sara e o avançado de sua idade” Vs. 11
Comentários: O texto revela ser Abraão e Sara avançados em idade, seus corações podiam estar ansiosos pelo cumprimento das promessas; a chegada em Canaã e o nasc. de Isaque (Vs.11) Assim como Abraão já possuia 100 e Sara 99 anos no nasc. de Isaque, sendo que ambos não acreditaram no anúncio da vinda do tão aguradado filho, (Gn 17:15-22), a nossa ansiedade e espera, aliado a suposta “demora” de Deus, certamente pode apagar a nossa fé, retirando-nos a esperança de alcançarmos a “Terra Prometida” . (sonhos, objetivos de vida...)
Ver Mateus 9:18-26 (Jairo espera por Jesus na multidão) I Pedro5:7
2 Pode Ser Exercida
2.1 - Quando Vivemos em Obediência "Quando chamado obedeceu”
Comentários: O texto revela Abraão obedecendo prontamente a ordem Divina em deixar sua Cidade Natal e partir rumo ao desconhecido (Vs. 8) Ao invés de se preocupar com os recursos ou com o destino da viagem, Abraão simplesmente obedeceu à vontade de Deus para sua vida. Isto é Fé! Quando o filho prometido e dado pelo Senhor começou a tomar o lugar de Deus no coração do Patriarca, Abraão não titubeou em obedecer a voz Divina, a ordem era entregar o menino... Abraão obedeceu! (Gn 22) Assim como Abraão, podemos exercer uma fé verdadeira quando resolvemos obedecer a Deus. Exercemos a fé quando deixamos para tráz as dúvidas e medos para experimentarmos a vontade, a provisão e o cuidado de Deus. Para chegarmos a Canaã precisamos aprender a obeder “matando” nossos Isaques! A Fé eficaz produz obediência a Deus!
Ver Gênesis 15:5-6 (contar as estrelas)
2.2 - Quando Prosseguimos onde não há Caminho “Lugar a ser recebido” Vs. 8
Comentários: O texto revela Abraão desbravando o território inimigo rumo a Canaã, o Patriarca foi em frente em meio as adversidades! (cananeus, amalequitas, moabitas, etc.) Na vida de Abraão, podemos aprender que o exercício da Fé significaprossigar vencendo o território inimigo olhando para Canaã, ou melhor, vivemos pela Fé quando prosseguimos lutando e transpondo obstáculos que nos cercam, olhando firmemente para Jesus! (Heb 12:1-2) Quando prosseguirmos onde não há caminho, olhando para Jesus e exercendo a Fé, chegamos a Canaã crendo nas promessas de Deus!
Ver Isaías 41:10-11 (não temas) / 43: 2 (passares pelo fogo)
2.3-Quando Vivemos no Visível Crendo no Invisível
Comentários: O texto revela Abraão e Sara aguardando o cumprimento das promessas; a chegada na Terra Prometida e o nasc. do filho. (Vs.10/12) Ambos visualizavam o visível, as promessas ainda não haviam se cumprido, crendo no invisível, quando o desejo de ambos seria atendido por Deus! Isto é Fé! Assim como Abraão e Sara, que venceram as dificuldades do hoje vislumbrando a glória do amanhã, exercemos Fé quando acreditamos na vitória mesmo quando ainda não podemos visualizá-la (Hb 11:1) Quando aprendermos que as circunstâncias atuais não podem interfirir no cumprimento das promessas, conquistaremos a “Terra Prometida” por intermédio do exercício da Fé!
Ver Jó 19: 25-26 / 42:2 (Redentor vive) Romanos 1:17 (justo e fé)
Conclusão
Certamente a Fé eficaz e verdadeira não poderá ser exercida quando nossos corações estão atravessando um momento de dúvida, se sentindo cercado pelos inimigos e profundamente amedrontado, impaciente e ansioso. Quando estamos desobedientes a palavra de Deus e amedrontados com aquilo que nos cerca, simplesmente a Fé perde o significado de ser... Na vida de Abraão e Sara, constatamos um casal que aprendeu a viver pela Fé. Assim como nosso Patriarca, para experimentarmos a Fé precisamos ser obedientes a vontade de Deus para nossas vidas, seja ela qual for, precisamos lutar aprendendo a desbaratar o território inimigo, e, principalmente, precisamos viver o hoje, o visível, vislumbrando a vitória e o cumprimento da promessa no amanhã, no invisível! Viva pela fé!