AS MURALHAS DA TUA VIDA VÃO CAIR

17/03/2011 15:15

 

AS MURALHAS DA TUA VIDA VÃO CAIR

Texto: Josué 6.20

Temos aqui uma história, mais uma, que demonstra o poder de Deus em favor dos seus. Há muito tempo atrás, antes deste ocorrido, Deus havia prometido a terra para o povo hebreu, que durante muito tempo e muita caminhada vagaram sem parada. Estiveram sob a direção de Deus, e guiados por Moisés. Moisés veio a falecer, e agora um homem fica no seu lugar, esse homem é chamado de Josué.
O povo já estava para tomar posse d 

Texto: Josué 6.20

Temos aqui uma história, mais uma, que demonstra o poder de Deus em favor dos seus. Há muito tempo atrás, antes deste ocorrido, Deus havia prometido a terra para o povo hebreu, que durante muito tempo e muita caminhada vagaram sem parada. Estiveram sob a direção de Deus, e guiados por Moisés. Moisés veio a falecer, e agora um homem fica no seu lugar, esse homem é chamado de Josué.
O povo já estava para tomar posse da bênção, e é sempre assim, quando a nossa bênção mais perto está é que vem o maior problema pra enfrentarmos, e não foi diferente para este povo, Josué que era um grande militar e estrategista preferiu entrar e tomar posse pelo jeito mais difícil. Ele pensou que ocupar a terra para depois enfrentar os cananeus da grande cidade forte de Jericó ficaria difícil, mas destruir este povo antes de tomar a bênção nas mãos, em seguida as coisas ficariam muito mais fáceis. Esta cidade tinha um tamanho até que pequeno, mas era na verdade uma fortaleza, ninguém saia e nem entrava com grande facilidade.
E o povo estava ali, com os pés na bênção, e uma grande muralha à sua frente, o que fazer? Como atravessar as muralhas que me impedem de tomar posse da minha bênção?
Neste texto encontramos três princípios fundamentais nas quais sem nenhum deles eu consigo alcançar a minha tão esperada bênção.
Vejamos então quais são estes princípios:

1. FÉ.: (Josué 6.2) – Deus disse que estaria dando ao povo israelita a cidade de Jericó, agora pensem comigo: uma cidade forte como era a cidade de Jericó, onde tinha um muro de 9 metros de altura rodeando toda a cidade, além disso este muro possuía 6 metros de largura, onde havia até casas sobre ele, pois Raabe a meretriz, morava em cima do muro. Totalmente vigiada pelos seus guardas, pois o povo daquela cidade já sabia do povo israelita que já estava pisando no solo de Canaã (Josué 6.1), e agora Deus disse que estaria dando aquela cidade nas mãos dos israelitas, somente pela fé mesmo. E não é assim na nossa vida diária? Quantas promessas que aos nossos olhos parecem impossíveis de serem cumpridas, e nós nos deparamos com esta tão grande muralha em nossa frente? Mas saiba de uma coisa, quem prometeu é perfeitamente fiel para cumprir. Veja Abraão, a promessa desta terra era para ele no princípio, Deus disse que faria da sua descendência uma grande nação, pois bem, um dia Deus pede a este homem valoroso que ele oferecesse seu filho Isaque, o teu único filho em holocausto (Gênesis 22.2), Isaque era seu único filho, mas Deus havia prometido fazer de sua descendência uma grande nação. Será que Abraão lembrou da promessa e questionou dentro de si? Ou será que nem lembrou da promessa? Mas Abraão era um homem de fé, cria no Deus vivo, o mesmo que nós cremos e Abraão mesmo faz a declaração.: “Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho” (Gênesis 22.8). Isso é fé, não importa quão tamanho seja a muralha que está entre você e a bênção, se Deus prometeu, ele cumprirá, e assim aconteceu com Abraão, tudo estava preparado, Isaque já estava deitado e amarrado, e seu pai Abraão, sem exitar, levanta o cutelo para imolar seu filho mas, uma grande voz soa assim.: “... Abraão, Abraão ...; ...não estendas a tua mão sobre o moço [ Isaque ], e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes à Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho” (Gênesis 22.11-12)
Está aí, a FÉ é o primeiro grande princípio para se alcançar a bênção.

2. OBEDIÊNCIA.: - (Josué 6.3-5) – É isso aí, Deus às vezes nos deixa confusos com suas maneiras de trabalhar, e é onde podemos notar o quanto a obediência nos traz bons resultados, seria uma loucura rodear a cidade em pleno silêncio durante seis dias a rodeando e sem saber o que iria acontecer com esse “ritual” em volta da muralha, mas podemos aprender uma coisa aqui, Deus certamente queria que o povo visse toda aquela muralha, que conhece bem o problema que estava enfrentando, será que estamos analisando os nossos problemas? Será que conhecemos os nossos problemas? Aquele povo esteve ali rodeando a cidade durante seis dias sem saber o que poderia acontecer, mas foram obedientes, seguiram a ordem do Rei sem exitar, será que estamos seguindo as ordens do Rei mesmo que pareçam loucura aos nossos olhos? Será que estamos sendo obedientes à essas ordens? Se quisermos receber uma bênção, precisamos ter obediência, disciplina logo em seguida da fé. Se lembra de Noé? Um homem que temia a Deus enquanto toda a humanidade daquela época fazia todas as coisas que desagradavam o Criador, Deus vem até ele e lhe diz que mandaria um grande dilúvio sobre a face da terra e toda vida sobre a face da terra encontrará a morte, menos ele e sua família, e os animais conforme Deus lhe havia designado. Deus o manda construir uma arca onde ele e sua família se esconderiam do grande dilúvio, mas vejam bem, a arca segundo a Palavra de Deus era tão grande que caberia dentro dela 300 vagões de trem, sabe o que isso significa? OBEDIÊNCIA, quem perderia tempo construindo uma arca deste tamanho simplesmente para fugir de um grande dilúvio? E você, acha que obedecer pela metade as ordenanças de Deus vai te trazer a bênção e a salvação? Eu imagino o que ele deve ter pregado naquela época para o povo se arrepender, porque senão Deus mandaria realmente um grande dilúvio sobre a terra, e todo o povo vendo ele construindo aquela arca num lugar seco e árido e zombando dele dizendo: “Seu loco, pra que uma arca aqui, nem água nós temos”, e outro : “Pra que isso, não precisa tanto !”, e você, quantas vezes as pessoas zombam de você porque você tem oferecido todo o seu tempo à Deus e que não tem aproveitado a sua vida, zombam de você que pra ser cristão não precisa tanto, mas mal eles sabem que um dia o fim virá outra vez, mas dessa vez nossa arca é Jesus, e estaremos dentro dela, a salvos da Ira de Deus, enquanto eles irão dizer: “socorre-me, me ajude, por favor”, e enquanto isso estaremos na glória com o Pai celebrando a tão sonhada “Bodas do Cordeiro”. Essa é a conseqüência da obediência: vitória, bênção, alegria, júbilo, festa... E não foi diferente para aquele povo que esteve rodeando durante seis dias aquelas muralhas, em silêncio, sem saber o que iria acontecer. Simplesmente OBEDECERAM,e nós veremos que eles alcançaram vitória. Agora temos outro e último princípio fundamental para se alcançar a Bênção.:

3. PERSEVERANÇA.: - (Josué 6.15-16) – E agora, este povo já cansado que vagar em volta daquela cidade durante seis, em silêncio, e nada havia acontecido ainda. Mas no sétimo dia a ordem era pra se dar sete voltas em um único dia. Pensem comigo.: Durante seis dias, deram apenas seis voltas, ou seja, uma volta por dia, agora no sétimo dia era necessária neste único dia dar sete voltas? Quantas pessoas desistem justo neste ponto? Quando a bênção já encosta-se às palmas das nossas mãos. Sabe quando aquilo que você tem sonhado tanto, e que você já pode enxergar a promessa, e neste ponto é que nós temos que dar uma alavancada maior? Nós temos que guardar um gás para o encontro com a Bênção. E eles perseveraram, sem reclamar deram as últimas sete voltas em um único dia, imagina o silêncio.:

a) Primeira volta.: Todos esperançosos ainda, crendo que algo já iria acontecer, mas nada acontece, e perseveraram, e foram para a
b) Segunda volta.: Alguns poucos, creio eu, vendo que nada havia ainda acontecido, continuam a caminhada sem esperança, e vão para a
c) Terceira Volta.: Os desesperançosos aumentam, e começa a vontade de murmurar. Façamos uma pausa aqui, se você não tem esperança, não murmure não, você pode acabar matando a esperança que alguém ainda tem em Deus. E vão para a
d) Quarta volta.: Os passos dos desesperançosos começam a diminuir, e andam mais devagar que os outros, e vão para a
e) Quinta volta.: O povo começa a se dividir, creio eu, minha interpretação particular, aqueles que estavam perdendo as esperanças, acabaram ficando para trás, enquanto os perseverantes iam adiante.: MARCHEM. E vão para a
f) Sexta volta.: Penúltima volta, está próxima a tua Bênção. Está vendo? Pode sentir? Enquanto isso, aqueles desesperançosos ficaram para trás, e vão para a
g) Sétima volta.: Última volta, os perseverantes já estão há uma volta à frente dos desesperançosos, eles ainda estão na sexta volta, e o ânimo é menor, pois estão em bem menos gente. E você, está h’uma volta atrás de alguns, ou você é do batalhão de elite o exército de Deus? Concluíram a sétima volta, e a ordem agora é.:

GRITAI, PORQUE O SENHOR VOS TEM DADO A CIDADE.
GRITAI, PORQUE A TUA BÊNÇÃO CHEGOU.
GRITAI, PORQUE AS MURALHAS DA TUA VIDA CAÍRAM.

Dê glórias à Deus, porque Ele merece toda honra e toda glória.

E assim é a vida do crente.: Quer ser vitorioso? Tenha fé no Deus que você serve, mesmo que tudo pareça impossível, seja obediente à sua Santa Palavra, mesmo que pareça loucura, seja perseverante, mesmo que pareça que a tua vitória nunca vai chegar.
O Deus que esteve ali com Josué, está contigo também, não existe problema, muralha, impedimento na tua vida que Deus não possa derrubar, somente CREIA, OBEDEÇA e PERSEVERE.

a bênção, e é sempre assim, quando a nossa bênção mais perto está é que vem o maior problema pra enfrentarmos, e não foi diferente para este povo, Josué que era um grande militar e estrategista preferiu entrar e tomar posse pelo jeito mais difícil. Ele pensou que ocupar a terra para depois enfrentar os cananeus da grande cidade forte de Jericó ficaria difícil, mas destruir este povo antes de tomar a bênção nas mãos, em seguida as coisas ficariam muito mais fáceis. Esta cidade tinha um tamanho até que pequeno, mas era na verdade uma fortaleza, ninguém saia e nem entrava com grande facilidade.
E o povo estava ali, com os pés na bênção, e uma grande muralha à sua frente, o que fazer? Como atravessar as muralhas que me impedem de tomar posse da minha bênção?
Neste texto encontramos três princípios fundamentais nas quais sem nenhum deles eu consigo alcançar a minha tão esperada bênção.
Vejamos então quais são estes princípios:

1. FÉ.: (Josué 6.2) – Deus disse que estaria dando ao povo israelita a cidade de Jericó, agora pensem comigo: uma cidade forte como era a cidade de Jericó, onde tinha um muro de 9 metros de altura rodeando toda a cidade, além disso este muro possuía 6 metros de largura, onde havia até casas sobre ele, pois Raabe a meretriz, morava em cima do muro. Totalmente vigiada pelos seus guardas, pois o povo daquela cidade já sabia do povo israelita que já estava pisando no solo de Canaã (Josué 6.1), e agora Deus disse que estaria dando aquela cidade nas mãos dos israelitas, somente pela fé mesmo. E não é assim na nossa vida diária? Quantas promessas que aos nossos olhos parecem impossíveis de serem cumpridas, e nós nos deparamos com esta tão grande muralha em nossa frente? Mas saiba de uma coisa, quem prometeu é perfeitamente fiel para cumprir. Veja Abraão, a promessa desta terra era para ele no princípio, Deus disse que faria da sua descendência uma grande nação, pois bem, um dia Deus pede a este homem valoroso que ele oferecesse seu filho Isaque, o teu único filho em holocausto (Gênesis 22.2), Isaque era seu único filho, mas Deus havia prometido fazer de sua descendência uma grande nação. Será que Abraão lembrou da promessa e questionou dentro de si? Ou será que nem lembrou da promessa? Mas Abraão era um homem de fé, cria no Deus vivo, o mesmo que nós cremos e Abraão mesmo faz a declaração.: “Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho” (Gênesis 22.8). Isso é fé, não importa quão tamanho seja a muralha que está entre você e a bênção, se Deus prometeu, ele cumprirá, e assim aconteceu com Abraão, tudo estava preparado, Isaque já estava deitado e amarrado, e seu pai Abraão, sem exitar, levanta o cutelo para imolar seu filho mas, uma grande voz soa assim.: “... Abraão, Abraão ...; ...não estendas a tua mão sobre o moço [ Isaque ], e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes à Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho” (Gênesis 22.11-12)
Está aí, a FÉ é o primeiro grande princípio para se alcançar a bênção.

2. OBEDIÊNCIA.: - (Josué 6.3-5) – É isso aí, Deus às vezes nos deixa confusos com suas maneiras de trabalhar, e é onde podemos notar o quanto a obediência nos traz bons resultados, seria uma loucura rodear a cidade em pleno silêncio durante seis dias a rodeando e sem saber o que iria acontecer com esse “ritual” em volta da muralha, mas podemos aprender uma coisa aqui, Deus certamente queria que o povo visse toda aquela muralha, que conhece bem o problema que estava enfrentando, será que estamos analisando os nossos problemas? Será que conhecemos os nossos problemas? Aquele povo esteve ali rodeando a cidade durante seis dias sem saber o que poderia acontecer, mas foram obedientes, seguiram a ordem do Rei sem exitar, será que estamos seguindo as ordens do Rei mesmo que pareçam loucura aos nossos olhos? Será que estamos sendo obedientes à essas ordens? Se quisermos receber uma bênção, precisamos ter obediência, disciplina logo em seguida da fé. Se lembra de Noé? Um homem que temia a Deus enquanto toda a humanidade daquela época fazia todas as coisas que desagradavam o Criador, Deus vem até ele e lhe diz que mandaria um grande dilúvio sobre a face da terra e toda vida sobre a face da terra encontrará a morte, menos ele e sua família, e os animais conforme Deus lhe havia designado. Deus o manda construir uma arca onde ele e sua família se esconderiam do grande dilúvio, mas vejam bem, a arca segundo a Palavra de Deus era tão grande que caberia dentro dela 300 vagões de trem, sabe o que isso significa? OBEDIÊNCIA, quem perderia tempo construindo uma arca deste tamanho simplesmente para fugir de um grande dilúvio? E você, acha que obedecer pela metade as ordenanças de Deus vai te trazer a bênção e a salvação? Eu imagino o que ele deve ter pregado naquela época para o povo se arrepender, porque senão Deus mandaria realmente um grande dilúvio sobre a terra, e todo o povo vendo ele construindo aquela arca num lugar seco e árido e zombando dele dizendo: “Seu loco, pra que uma arca aqui, nem água nós temos”, e outro : “Pra que isso, não precisa tanto !”, e você, quantas vezes as pessoas zombam de você porque você tem oferecido todo o seu tempo à Deus e que não tem aproveitado a sua vida, zombam de você que pra ser cristão não precisa tanto, mas mal eles sabem que um dia o fim virá outra vez, mas dessa vez nossa arca é Jesus, e estaremos dentro dela, a salvos da Ira de Deus, enquanto eles irão dizer: “socorre-me, me ajude, por favor”, e enquanto isso estaremos na glória com o Pai celebrando a tão sonhada “Bodas do Cordeiro”. Essa é a conseqüência da obediência: vitória, bênção, alegria, júbilo, festa... E não foi diferente para aquele povo que esteve rodeando durante seis dias aquelas muralhas, em silêncio, sem saber o que iria acontecer. Simplesmente OBEDECERAM,e nós veremos que eles alcançaram vitória. Agora temos outro e último princípio fundamental para se alcançar a Bênção.:

3. PERSEVERANÇA.: - (Josué 6.15-16) – E agora, este povo já cansado que vagar em volta daquela cidade durante seis, em silêncio, e nada havia acontecido ainda. Mas no sétimo dia a ordem era pra se dar sete voltas em um único dia. Pensem comigo.: Durante seis dias, deram apenas seis voltas, ou seja, uma volta por dia, agora no sétimo dia era necessária neste único dia dar sete voltas? Quantas pessoas desistem justo neste ponto? Quando a bênção já encosta-se às palmas das nossas mãos. Sabe quando aquilo que você tem sonhado tanto, e que você já pode enxergar a promessa, e neste ponto é que nós temos que dar uma alavancada maior? Nós temos que guardar um gás para o encontro com a Bênção. E eles perseveraram, sem reclamar deram as últimas sete voltas em um único dia, imagina o silêncio.:

a) Primeira volta.: Todos esperançosos ainda, crendo que algo já iria acontecer, mas nada acontece, e perseveraram, e foram para a
b) Segunda volta.: Alguns poucos, creio eu, vendo que nada havia ainda acontecido, continuam a caminhada sem esperança, e vão para a
c) Terceira Volta.: Os desesperançosos aumentam, e começa a vontade de murmurar. Façamos uma pausa aqui, se você não tem esperança, não murmure não, você pode acabar matando a esperança que alguém ainda tem em Deus. E vão para a
d) Quarta volta.: Os passos dos desesperançosos começam a diminuir, e andam mais devagar que os outros, e vão para a
e) Quinta volta.: O povo começa a se dividir, creio eu, minha interpretação particular, aqueles que estavam perdendo as esperanças, acabaram ficando para trás, enquanto os perseverantes iam adiante.: MARCHEM. E vão para a
f) Sexta volta.: Penúltima volta, está próxima a tua Bênção. Está vendo? Pode sentir? Enquanto isso, aqueles desesperançosos ficaram para trás, e vão para a
g) Sétima volta.: Última volta, os perseverantes já estão há uma volta à frente dos desesperançosos, eles ainda estão na sexta volta, e o ânimo é menor, pois estão em bem menos gente. E você, está h’uma volta atrás de alguns, ou você é do batalhão de elite o exército de Deus? Concluíram a sétima volta, e a ordem agora é.:

GRITAI, PORQUE O SENHOR VOS TEM DADO A CIDADE.
GRITAI, PORQUE A TUA BÊNÇÃO CHEGOU.
GRITAI, PORQUE AS MURALHAS DA TUA VIDA CAÍRAM.

Dê glórias à Deus, porque Ele merece toda honra e toda glória.

E assim é a vida do crente.: Quer ser vitorioso? Tenha fé no Deus que você serve, mesmo que tudo pareça impossível, seja obediente à sua Santa Palavra, mesmo que pareça loucura, seja perseverante, mesmo que pareça que a tua vitória nunca vai chegar.
O Deus que esteve ali com Josué, está contigo também, não existe problema, muralha, impedimento na tua vida que Deus não possa derrubar, somente CREIA, OBEDEÇA e PERSEVERE.